A NF-e faz parte de um projeto que teve como objetivo implantar um modelo padrão de documento fiscal em todo o território nacional. Esse modelo vem substituir as antigas notas em papel dos conhecidos talões de notas fiscais modelos 1 e 1A. Esse modelo é utilizado desde dezembro de 2010 e até hoje ainda gera dúvidas para muitas pessoas:
Você sabia que a Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e é um documento que existe exclusivamente em formato digital? Exatamente isso que você leu, a versão impressa que você emite é o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), o DANFE serve apenas como instrumento de consulta da NF-e, pois nele encontra-se a chave de acesso da NF-e, que permite confirmar, através do site da Receita Federal do Brasil, a existência de uma NF-e.
As empresas emissoras da NF-e geram um arquivo eletrônico no formato XML contendo as informações fiscais da operação comercial, sendo algumas obrigatórias, como:
Dados do emitente: Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ, Inscrição Estadual;
Dados gerais da NF-e: Tipo de operação (entrada ou saída), Série e número da NF-e, Data de emissão;
Dados do destinatário/remetente: Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ/CPF;
Dados dos itens: Descrição dos Produtos/Serviços, Unidade Comercial, Quantidade, Valor unitário, Valor total do item, CFOP, CST/CSOSN;
Dados dos totais da NF-e: Valor total da Nota Fiscal.
Caso possua alguma duvida, entre em contato conosco!
Comments