O primeiro passo do empreendedor para abrir sua empresa é procurar um contador de sua confiança, para esclarecer suas dúvidas e receber orientações necessárias com a finalidade de dar andamento à realização de seu sonho.
DO PONTO COMERCIAL
A escolha do ponto comercial é algo fundamental; o empreendedor ao definir o local de suas futuras instalações, além de analisar suas características estratégicas, também deverá verificar junto à prefeitura municipal se o local é permitido ou não para as atividades da sua empresa, mediante um processo chamado “viabilidade” que seu contador fará pelo portal da Rede Sim – MS, sem custo.
Obs: Para evitar prejuízos financeiros, recomendamos que essa confirmação seja feita antes da assinatura do contrato de locação do imóvel.
DO REGISTRO DA SUA EMPRESA
O próximo passo é elaborar o Contrato Social da sua empresa de acordo com a legislação vigente e apresentá-lo na Junta Comercial visando a aprovação e registro em conjunto com a Receita Federal, para liberação do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas) e inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Em seguida fazer o cadastro da sua empresa na Prefeitura Municipal para liberação da Inscrição Municipal e Alvará de Localização Provisório.
OBS: De acordo com a sua “Viabilidade”, o fiscal municipal poderá requerer as licenças necessárias para o funcionamento da sua empresa, tais como: Licença Ambiental, Alvará Sanitário e licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros.
O último passo é requerer a Inscrição Estadual Junto a SEFAZ/MS (Secretária de Estado de Fazenda), caso sua empresa exerça atividade que exija esta inscrição.
Commentaires