top of page
Buscar
Foto do escritorcontalextriunfoms

O CONTADOR

Atualizado: 3 de dez. de 2019



As empresas industriais, comerciais, de serviços só podem funcionar adequadamente com o acompanhamento de um contador. Da mesma forma, organizações com fins não lucrativos como associações, fundações, ONG, entidades filantrópicas, condomínios, templos, igrejas e assemelhados.


A contabilidade é a profissão mais antiga da terra. No paraíso, Adão era um, depois que Deus lhe deu a Eva ficaram dois. Ao nascer Caim e Abel já contabilizaram quatro viventes no Jardim do Éden. Ao Caim matar Abel, Abel foi estornado nesta contabilidade e voltaram a ser três. Viram?


Entretanto, foi apenas em 1494 que o Frei Luca Pacioli criou as partidas dobradas que foi a maior e, praticamente, a única grande revolução no campo da contabilidade. E por ironia do destino, foi um frei e não um contador que mudou tudo. Até então a contabilidade seguia o modelo das partidas simples, que vinha da época de Adão e Eva.


No Código Civil de 2002, os artigos 1177 e 1178 determinam explicitamente que a responsabilidade perante terceiros é do empresário, por eventuais erros ou falhas do seu contador. Embora possa acioná-lo posteriormente por negligência ou ineficiência, é ele, o comerciante quem responde perante todos os órgãos públicos do país. É como se a lei dissesse: empresário, você é o responsável pela escolha de seu contador e por isso responde por sua aptidão intelectual e por sua responsabilidade na execução dos serviços necessários. Se você escolher mal é você que assume por este equívoco!


Antes deste Código, o empresário tinha por costume jogar a culpa em seu contador para se livrar das penalidades fiscais a que estivesse sujeito. Atualmente não é mais possível tal recurso. Infelizmente, a maioria dos nossos atuais empresários parecem ignorar totalmente estas normas jurídicas.


Um contador administra, no seu campo de trabalho, um patrimônio. É impressionante o pouco ou nenhum cuidado que o dono deste patrimônio gasta para escolher o seu contador. De regra, qualquer um serve desde que seja barato. Ou então tem que ser um da mesma igreja, da mesma loja maçônica ou ainda um sobrinho que acabou de se formar e que acaba de abrir um escritório de contabilidade na cidade.


Ninguém desconhece que a carga tributária brasileira, além de ser uma das mais pesadas é também a mais complexa e confusa do mundo. O desenvolvimento da informática chegou para ajudar o contador, mas, ao mesmo tempo as autoridades tributantes criaram uma infinidade de complexas obrigações acessórias, que antes não existiam e jogaram tudo para o contabilista executar.


Dilson França LangeContabilista e advogado tributaristaSócio da Contalex-Triunfo Organização Contábil S/S

51 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page