Se eu for um empresário, agricultor, pecuarista, necessariamente vou precisar de um contador para a administrar a área de tributação de minha empresa. Ninguém pode atuar nestas áreas sem a ajuda técnica de um profissional da contabilidade, porque todas as entidades com fins lucrativos ou não lucrativos, precisam prestar contas ao Município, Estado e Receita Federal.
O contador não serve apenas para apurar impostos como muita gente pensa, pois, acima de tudo ele deve atuar como um parceiro do empresário orientando-o e ajudando-o na tomada de decisões administrativas.
Contador deve ser parceiro e não um mero auxiliar do governo na arrecadação de tributos.
O empresário precisa prestar muita atenção na contratação deste profissional buscando sempre aquele que tiver uma boa preparação técnica, excelente equipe e uma disposição efetiva para colaborar na solução de problemas que surgem no dia a dia da empresa. Se o contador cometer um erro quem responde perante as entidades públicas é o próprio empresário, por que ele tem liberdade de escolher o bom profissional, se escolher mal pagará pelo prejuízo, mesmo que tenha direito de regresso contra esse profissional.
Portanto, a escolha de seu contador é de sua responsabilidade, não terceirize está função, analise pessoalmente e com muito cuidado, aquele profissional que você vai contratar.
Comments